Bolo recheado com creme francês | Ideia para aniversário
Olá olá!
Sei que estive ausente do blog durante muito tempo mas a faculdade, sendo finalista, não me facilitou a vida. Mas sou finalmente licenciada!
Para vos compensar decidi trazer-vos uma receita das que valem a pena, de um bolo recheado com creme francês, óptimo para qualquer altura do ano. Por cá tem feito de bolo de aniversário e ainda ninguém se queixou.
Para fazerem a massa precisam apenas de:
- 350g de ovos;
- 182g de açúcar;
- 140g de farinha (uso farinha Branca de Neve para bolos).
- O modo de preparação da massa é muito fácil! Inicialmente devem preparar um tabuleiro grande, forrando-o com papel vegetal no fundo e barrando as laterais com manteiga. Depois só têm de bater muito bem os ovos com o açúcar até ficarem com um creme suave (como no pão-de-ló).
- De seguida devem envolver a farinha previamente peneirada.
- Levem ao forno a cerca de 180ºC durante o tempo necessário (verifiquem se já está cozido. Cá por casa fazem-se os bolos em forno de lenha pelo que não vos posso especificar o tempo exato).
Para fazer o creme francês precisam de creme de pasteleiro e chantilly.
Para o creme de pasteleiro, a receita é a mesma daqui, só que com outras medidas. Precisam então de:
- 200g de leite;
- 50g de leite;
- 125g de açúcar;
- 25g de farinha;
- 5g de amido;
- 25g de ovos;
- 50g de gemas;
- casca de limão q.b.
Para fazerem o creme o modo de preparação é o seguinte:
- Colocar 1 e 8 a ferver.
- Verter o leite e a raspa de limão sobre o 2, 3, 4 e 5 previamente desfeitos e mexer.
- Adicionar o 6 e o 7 previamente mexido.
- Levar a mistura ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Tirem-no do lume quando estiver a ficar preso e retirem-no do tacho. À medida que o creme arrefece devem ir mexendo para não ganhar grumos.
Quando o creme estiver frio é altura de baterem o chantilly (não usem natas porque o sabor fica diferente. Deixo-vos uma fotografia do chantilly que utilizei, vende-se nas lojas de produtos para confeitaria):
Depois é só envolverem o chantilly no creme e voilá, já têm o creme francês. Para esta quantidade de creme utilizei uma embalagem de chantilly.
Para acabar, devem montar o bolo. Cortem a massa em dois e comecem por barrar a primeira com o creme. Depois caso desejem podem colocar uma camada de massa folhada e creme francês outra vez. Depois coloquem a segunda camada e cubram-na com creme francês.
Como devem ter reparado, este não é um bolo fácil, mas é sem dúvida óptimo. O trabalho vale a pena pois ficam com um bolo delicioso!