Massa com fêveras, tomate e cebola
Bom dia! Posso fazer desde já um aviso que 90% das receitas deste blog serão de bolos e sobremesas. No entanto, começando de forma um pouco contraditória, hoje trago-vos um prato rápido e fácil, que gosto de fazer sobretudo para o almoço.
Para fazê-lo precisam apenas de:
- Massa (usei espirais coloridos mas pode ser de outro tipo);
- Fêvera de porco;
- Polpa de tomate;
- Azeite;
- Cebola média;
- Queijo;
- Um bocadinho de salsa (opcional);
- Sal q.b.;
- Limão q.b.;
- Água q.b.;
- Vinho branco q.b.
Comecem por aquecer a água para fazer a massa. Quando estiver a ferver coloquem o azeite e a massa. Deixem cozer durante cerca de 20 minutos. Quando a quantidade de água tiver diminuído temperem com sal. Eu gosto de o fazer nesta altura porque me permite ter uma noção melhor do tempero e do resultado final.
À parte, temperem a carne de porco com sal e limão. Cortem a cebola às rodelas e coloquem junto com o azeite numa frigideira. Quanto às medidas, eu costumo colocar o azeite a olho, de modo a cobrir o fundo da frigideira. Liguem o fogão em lume brando e quando a cebola estiver alourada adicionem cerca de duas colheres de polpa de tomate. Passado aproximadamente dois minutos, adicionem a carne e deixem-na cozinhar. Quando estiver com cor de um lado virem-na. Quando a carne estiver quase pronta adicionem uma colher de sopa mal cheia de vinho branco. Deixem cozinhar para o álcool do mesmo evaporar. Adicionem depois a salsa e mexam tudo. Quando a carne estiver pronta desliguem o fogão.
Para empratar coloquem a massa e por cima o queijo cortado aos pedacinhos. Depois adicionem a carne et voilá. Um prato rápido mas muito saboroso.